quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Resistir ou fugir?

Muitas vezes me pego pensando qual é a melhor forma de vencer uma dificuldade: bater de frente ou fugi dela?
Sinceramente não tenho a resposta, pois se olho para carta de São Tiago ela diz:


"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo e ele fugirá de vós." (Tg 4,7)
Na carta de Pedro diz:


Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que a mesma espécie de sofrimento atinge os vossos irmãos espalhados pelo mundo"(1Pd 5,9)
 Aqui nós vemos que Deus através de seus Apóstolos para bater de frente, resistir, mas aí vou no Livro do Eclesiástico e leio:

" Foge do pecado como de uma serpente, porque, se te aproximares, morder-te-á; seus dentes são dentes de leão que aos homens tiram a vida."( Eclo 21,2)
 E ainda quando vemos a história de José do Egito para conseguir vencer ele foge:


"Aconteceu que, depois desses fatos, a mulher de seu senhor lançou os olhos sobre José e disse: "Dorme comigo!"
Mas ele se recusou e disse à mulher de seu senhor: "Estando eu aqui, meu senhor não se preocupa com o que se passa na casa e me confiou tudo o que lhe pertence.
Ele mesmo não é, nesta casa, mais poderoso do que eu: nada me interditou senão a ti, porque és sua mulher. Como poderia eu realizar um tão grande mal e pecar contra Deus?"
Ainda que ela lhe falasse a cada  dia, José não consentiu em dormir a seu lado e se entregar a ela.
Ora, certo dia José veio à casa para fazer seu serviço e não havia na casa nenhum dos domésticos.
A mulher o agarrou pela roupa, dizendo: "Dorme comigo!" Mas ele deixou a roupa nas suas mãos, saiu e fugiu." (Gn 39,7-12)



Essa fuga de José não foi por covardia,mas pelo contrário, foi um ato de profunda coragem, pois é preciso ser muito corajoso para resistir a tentação fugindo .
 Há quem diga que o melhor ataque é a defesa e a melhor defesa é o ataque, mas o que fazer?
Afinal devo resistir ou fugir?

Sinceramente não sei, mas sei de uma coisa devemos buscar nossa resposta em oração, na nossa intimidade com Espírito Santo, pois Ele vai direcionar-nos a melhor decisão. Porque a Palavra fala : Pois o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus. (1Cor 2,10b)


Ele saberá com que arma vamos trabalhar para vencer tais dificuldades quer seja ataque ou defesa, pois ainda a Palavra vai dizer:

Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir às insidias do diabo. (Ef 6,11)

E que armas são essas:
Portanto, ponde-vos de pé e cingi os vossos rins com a verdade e revesti-vos da couraça da justiça
e calçai os vossos pés com a preparação do evangelho da paz,
empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno
E tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo tempo, no Espírito...         (Ef 6,14-18a) 
São estas armas que nos farão vencer, pois a Palavra ainda diz:
Por isso deveis vestir a armadura de Deus, para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate.( Ef 6,13)

Essa armadura é adquirida através da nossa espiritualidade, da nossa intimidade com o Senhor e quando estamos intimamente ligado ao Senhor mais saberemos se com armas de ataque ou de defesa .

Não sei se resistir será a melhor maneira de vencer,tampouco se fugir eu vencerei o que sei é que vou recorrer a oração para Deus me conduza!!
Fica a dica!!!
Deus abençoe a todos!!!!












1 comentário:

  1. Parabéns irmão José Ricardo ótimo artigo que Deus continue te usando. Me ajudou no meu artigo muito obrigado.

    ResponderEliminar